Apesar da controvérsia que ainda existe em torno da Hipnose, esta é uma ferramenta poderosa, capaz de criar impactos positivos no bem-estar geral (cientificamente comprovado).
Neste artigo explicamos os seus benefícios, que problemas auxilia, quão eficaz é e ainda desmistificamos os principais mitos sobre este tema.
Breve descrição sobre a Hipnose
A Hipnose foi aprovada pela OMS como sendo uma ferramenta adequada para tratamento terapêutico, não apresentando qualquer efeito adverso (é 100% segura).
Esta ferramenta tem sido usada para tratar problemas de sono, dor crónica, adições, ansiedade, depressão, stress pós-traumático, obesidade, entre outros.
Estudos científicos que comprovam a sua eficácia
Por exemplo, a hipnose tem uma eficácia comprovada no processo de cessação tabágica – Taxa de sucesso entre os 80 e 90%.
Para além de ajudar com este problema, a hipnose apresenta resultados muito satisfatórios em pessoas que sofrem de stress pós-traumático por causa de contextos desfavoráveis (como é o caso de cenários de guerra).
Segundo um estudo feito em 2017, pela American Academy of Sleep Medicine, cerca de 58% dos intervenientes teve melhores noites de sono após aplicação da prática em questão, pois a atividade cerebral durante a Hipnose altera-se de modo a favorecer o sono.
A Hipnose também se tem revelado transformadora e apresentado resultados mais eficazes em relação aos tratamentos convencionais da depressão e ansiedade.
Num estudo comparativo, realizado pelo Dr. Alfred Barrios em 1970 e com uma amostra de 1832 pacientes, a Hipnoterapia revelou ser o método mais eficaz (entre psicanálise e terapia cognitivo-comportamental) com uma taxa de 93% de recuperação em apenas 6 sessões.
Para complementar, esta prática tem sido utilizada como terapia complementar no tratamento da obesidade/distúrbios alimentares.
Um estudo conduzido numa Universidade da Malásia reuniu vários testes e mais de 500 participantes, onde os resultados apontaram para mudanças nos hábitos alimentares dos intervenientes que resultaram em perda de peso (durante o processo, mas também término).
Quão eficaz é a Hipnose em relação a outras terapias?
Um estudo comparativo realizado pela American Health Magazine demonstrou que 93% dos pacientes recupera do seu problema 6 sessões depois, sendo que na Terapia Comportamental a percentagem decresce para os 72% (com 22 sessões) e com a prática da Psicanálise para os 38% (com 600 sessões).
Apesar de todos estes dados, muitas pessoas têm ainda dúvidas em relação a esta prática.
Isto acontece, em parte, devido à curiosidade e exposição mediática que tem sido feita, nomeadamente no cinema, onde assistimos a peripécias mirabolantes sob o efeito da hipnose, e acreditamos que se olharmos para um pêndulo oscilante imediatamente contaremos todos os nossos segredos mais íntimos.
Na verdade, não é isso que acontece.
Será que a Hipnose é o que pensa? Desmistificamos agora 3 mitos populares.
Mitos e Verdades sobre a Hipnose
Um dos maiores receios acerca da Hipnose é o de perder o controlo e fazer coisas que não quer fazer, sem que se aperceba. Eis 3 mitos que não são verdade:
- A Hipnose é como um encantamento místico
- Só funciona com quem é facilmente influenciado
- Posso ficar em estado hipnótico para sempre
Em relação ao primeiro mito, saiba que isto é uma enorme falácia. A Hipnose induz um estado ampliado de consciência que lhe permite, ao mesmo tempo que relaxa, criar novas soluções criativas para os desafios do seu dia-a-dia.
É um estado de concentração que dificilmente conseguimos atingir em atividades comuns do quotidiano, mas que não representam um estado de delírio, tal como é erradamente percecionado por vezes.
Também não fará nada que não se sinta confortável a fazer, uma vez que o seu inconsciente é altamente protetor e não aceita sugestões contrárias aos seus princípios e valores.
Quanto ao segundo mito, todas as pessoas são hipnotizáveis.
Basta pensar no estado em que a maior parte de nós fica ao ver um filme que nos transporta para uma realidade diferente da nossa e nos faz esquecer tudo à nossa volta.
Por outro lado, naturalmente, há pessoas que criam maior resistência por serem conduzidas até este estado por outros.
Por fim, no terceiro mito, não ficará hipnotizado(a) para sempre. O estado que atingimos durante a Hipnose é, tal como todos os estados, temporário e por isso não é possível ficar nele eternamente.
Nenhum estado de êxtase dura por muito tempo e cada sessão é pensada com um objetivo e uma duração pré-determinados.
Experimente em breve esta incrível prática
A Hipnose pode ser utilizada para tratar os problemas já acima citados, mas também resgatar a Autoestima, poder e segurança, atenuar o peso de Acontecimentos Negativos, modificar comportamentos e ainda tratar medos ou fobias.
Deseja saber mais sobre esta Técnica Fantástica? Que a mesma seja aplicada na sua vida?
Entre em contacto connosco e saiba como pode obter mais informações sobre a Hipnose.
Pode também assistir este vídeo, onde Titá Rodrigues explica como a auto-hipnose pode ajudar-nos a atingir os nossos objetivos.