Impactos da Hipnose na Vida das Pessoas

Impactos da Hipnose na Vida das Pessoas

Apesar da controvérsia que ainda existe em torno da Hipnose, esta é uma ferramenta poderosa, capaz de criar impactos positivos no bem-estar geral (cientificamente comprovado).

Neste artigo explicamos os seus benefícios, que problemas auxilia, quão eficaz é e ainda desmistificamos os principais mitos sobre este tema.

Breve descrição sobre a Hipnose

A Hipnose foi aprovada pela OMS como sendo uma ferramenta adequada para tratamento terapêutico, não apresentando qualquer efeito adverso (é 100% segura).

Esta ferramenta tem sido usada para tratar problemas de sono, dor crónica, adições, ansiedade, depressão, stress pós-traumático, obesidade, entre outros.

Estudos científicos que comprovam a sua eficácia

Por exemplo, a hipnose tem uma eficácia comprovada no processo de cessação tabágica –  Taxa de sucesso entre os 80 e 90%.

Para além de ajudar com este problema, a hipnose apresenta resultados muito satisfatórios em pessoas que sofrem de stress pós-traumático por causa de contextos desfavoráveis (como é o caso de cenários de guerra).

Segundo um estudo feito em 2017, pela American Academy of Sleep Medicine, cerca de 58% dos intervenientes teve melhores noites de sono após aplicação da prática em questão, pois a atividade cerebral durante a Hipnose altera-se de modo a favorecer o sono.

A Hipnose também se tem revelado transformadora e apresentado resultados mais eficazes em relação aos tratamentos convencionais da depressão e ansiedade.

Num estudo comparativo, realizado pelo Dr. Alfred Barrios em 1970 e com uma amostra de 1832 pacientes, a Hipnoterapia revelou ser o método mais eficaz (entre psicanálise e terapia cognitivo-comportamental) com uma taxa de 93% de recuperação em apenas 6 sessões.

Para complementar, esta prática tem sido utilizada como terapia complementar no tratamento da obesidade/distúrbios alimentares.

Um estudo conduzido numa Universidade da Malásia reuniu vários testes e mais de 500 participantes, onde os resultados apontaram para mudanças nos hábitos alimentares dos intervenientes que resultaram em perda de peso (durante o processo, mas também término).

Quão eficaz é a Hipnose em relação a outras terapias?

Um estudo comparativo realizado pela American Health Magazine demonstrou que 93% dos pacientes recupera do seu problema 6 sessões depois, sendo que na Terapia Comportamental a percentagem decresce para os 72% (com 22 sessões) e com a prática da Psicanálise para os 38% (com 600 sessões).

Apesar de todos estes dados, muitas pessoas têm ainda dúvidas em relação a esta prática.

Isto acontece, em parte, devido à curiosidade e exposição mediática que tem sido feita, nomeadamente no cinema, onde assistimos a peripécias mirabolantes sob o efeito da hipnose, e acreditamos que se olharmos para um pêndulo oscilante imediatamente contaremos todos os nossos segredos mais íntimos.

Na verdade, não é isso que acontece.

Será que a Hipnose é o que pensa? Desmistificamos agora 3 mitos populares.

Mitos e Verdades sobre a Hipnose

Um dos maiores receios acerca da Hipnose é o de perder o controlo e fazer coisas que não quer fazer, sem que se aperceba. Eis 3 mitos que não são verdade:

  1. A Hipnose é como um encantamento místico
  2. Só funciona com quem é facilmente influenciado
  3. Posso ficar em estado hipnótico para sempre

Em relação ao primeiro mito, saiba que isto é uma enorme falácia. A Hipnose induz um estado ampliado de consciência que lhe permite, ao mesmo tempo que relaxa, criar novas soluções criativas para os desafios do seu dia-a-dia.

É um estado de concentração que dificilmente conseguimos atingir em atividades comuns do quotidiano, mas que não representam um estado de delírio, tal como é erradamente percecionado por vezes.

Também não fará nada que não se sinta confortável a fazer, uma vez que o seu inconsciente é altamente protetor e não aceita sugestões contrárias aos seus princípios e valores.

Quanto ao segundo mito, todas as pessoas são hipnotizáveis.

Basta pensar no estado em que a maior parte de nós fica ao ver um filme que nos transporta para uma realidade diferente da nossa e nos faz esquecer tudo à nossa volta.

Por outro lado, naturalmente, há pessoas que criam maior resistência por serem conduzidas até este estado por outros.

Por fim, no terceiro mito, não ficará hipnotizado(a) para sempre. O estado que atingimos durante a Hipnose é, tal como todos os estados, temporário e por isso não é possível ficar nele eternamente.

Nenhum estado de êxtase dura por muito tempo e cada sessão é pensada com um objetivo e uma duração pré-determinados.

Experimente em breve esta incrível prática

A Hipnose pode ser utilizada para tratar os problemas já acima citados, mas também resgatar a Autoestima, poder e segurança, atenuar o peso de Acontecimentos Negativos, modificar comportamentos e ainda tratar medos ou fobias.

Deseja saber mais sobre esta Técnica Fantástica? Que a mesma seja aplicada na sua vida?

Entre em contacto connosco e saiba como pode obter mais informações sobre a Hipnose.

Pode também assistir este vídeo, onde Titá Rodrigues explica como a auto-hipnose pode ajudar-nos a atingir os nossos objetivos.

Feedback

%d bloggers like this: