O que é a Comunicação não Verbal?

O que é a Comunicação não Verbal?

Sabia que 80% da nossa forma de Comunicação é não Verbal, ou seja, Linguagem não verbal?

Isto significa que o nosso corpo transmite muito mais informações sobre o que sente do que aquilo que efetivamente pensamos.

Neste artigo explicamos o que é, porque é importante, apresentamos vários tipos de comunicação não verbal e ainda como a PNL consegue melhorar a forma como comunica.

O que é a Comunicação não Verbal?

O nosso corpo transmite muitas mais informações sobre o que sente do que aquilo que efetivamente pensamos.

Podemos então afirmar que a Comunicação não Verbal é a transferência de informações a partir do uso da linguagem corporal – gestos, expressões, contacto visual (ou não) e outros movimentos (por norma inconscientes e acionados para uma resposta).

Segundo Alexander Todorov (professor de Psicologia na Universidade de Chicago), as expressões faciais (um dos vários tipos de comunicação não verbal) têm um enorme impacto no nosso dia a dia, na forma como socializamos ou até mesmo na primeira impressão sobre uma pessoa.

Veja o vídeo da apresentação“What Do We ‘See’ in a Face?”e aprofundeeste tema.

Sabia que este tipo de comunicação é essencial numa entrevista de emprego? Continue a ler este artigo e entenda como a PNL pode ajudar neste processo.

Descubra agora o que revela o nosso corpo e como se comporta normalmente.

O que diz o nosso corpo? Descubra a resposta

Estes são os principais tipos de Comunicação não Verbal que existem:

Toque – Por norma, quem utiliza este tipo de comunicação pretende demonstrar apoio ou reconfortar alguém. Recomenda-se o uso moderado deste tipo de comunicação em contexto profissional e nunca deve ser usado para expressar emoções como raiva ou frustração.

Expressões faciais – Um dos tipos mais conhecidos caracteriza-se pelo uso inconsciente dos músculos da face, que facilmente transmitem as emoções e reações a determinadas informações rececionadas.

Recentemente, a revista Nature Behavior publicou um artigo científicoonde comprovou, através de testes feitos a mais de 3500 pessoas, que fazer a pose de um sorriso melhorou ligeiramente o estado emocional das pessoas.

Gestos – Movimentos intencionais que são usados para transmitir uma determinada informação. Alguns gestos são universais e outros podem ter um significado diferente consoante a localização geográfica da pessoa que o faz.

Linguagem Corporal – Um cruzar de braços ou cruzar de pernas, uma determinada postura, ombros caídos, sobrancelhas levantadas… são vários os exemplos que denunciam como a pessoa se está a sentir no momento.

Agora que já aprendeu um pouco mais sobre tudo isto, comece a prestar atenção na forma como comunica, como o seu corpo age e como as pessoas à sua volta reagem fisicamente.   

Pode a PNL melhorar a sua Comunicação?

A PNL é a ferramenta certa para conseguir encontrar a sua melhor versão, mudar crenças, hábitos e identificar modelos mentais (reconhecê-los e ressignificar os mesmos).

Entenda o processo da mente, provoque mudanças na sua vida e melhore a sua comunicação.

Com a ajuda da PNL pode, efetivamente, impulsionar a comunicação, comportamentos e a sua evolução humana.

Uma das técnicas mais conhecidas e que pode potenciar muitos resultados é o uso dos Sistemas de Representação.

No fundo, esta técnica aprofunda o conhecimento sobre os canais que utilizamos para representar a informação – Gustativo, Olfativo, Cinestésico, Auditivo e Visual.

Estes canais ajudam-nos a expressar no mundo, alterando assim a nossa linguagem, tonalidade e expressão corporal.

Quer saber mais sobre PNL? Estabelecer relações empáticas, aumentar a confiança e tornar-se mais responsável? Entre em contacto e tire as suas dúvidas.

Feedback

%d bloggers like this: