Todos nós possuímos um sistema de crenças, sendo que algumas crenças (as fortalecedoras) ajudam-nos a alcançar os objetivos e outras (as crenças limitantes) impedem-nos de progredir e alcançar o que desejamos.
Quer saber mais sobre este assunto? Leia este artigo e descubra a definição exata de crença e ainda como a PNL ajuda a desconstruir os pensamentos limitantes através de técnicas poderosas.
O que é uma crença Limitante?
No fundo, uma crença é uma convicção ou ideia baseada numa fé inabalável que não significa, na maioria das vezes, que seja uma verdade absoluta.
No caso das crenças limitantes, elas têm impacto na forma como nos comportamos e interagimos com os outros e para além disso, levam a que nos sabotemos a nós próprios e interrompam o alcance dos nossos objetivos.
Qual é a origem das nossas crenças?
As crenças podem ter duas origens diferentes – Na infância ou a partir de uma experiência.
Na infância
Uma vez que somos esponjas do que acontece à nossa volta, somos influenciados pelo contexto em que vivemos, ouvimos, vemos e experienciamos.
A partir de uma experiência
Quando vivemos uma situação nova, obtemos um determinado resultado. E, deste modo, passamos a generalizar este resultado para todas as situações que possam ser similares.
Certos pensamentos invadem a sua mente e prejudicam a sua caminhada? Gostaria de modificar estas ideias? Saiba que com a ajuda da PNL, a desconstrução destes pensamentos é progressiva e muito positiva.
Como pode a PNL desconstruir uma crença?
As nossas crenças e convicções têm origem no inconsciente e justificam todas as nossas ações. Elas podem ser fortalecedoras ou limitantes. A PNL ajuda-nos a:
- Identificar as crenças limitantes e acabar com elas
- Identificar as crenças fortalecedoras e potenciá-las ainda mais
- Ajuda a instalar novas crenças
Para além disto e como complemento, a PNL trabalha os modelos de perceção e comunicação, os sistemas de representação, o Rapport, o Padrão Swish, Fobias e muitos outros assuntos.
Quer saber se na Conversas com PNL temos alguma formação que aborda estes e outros subtemas? Entre em contacto e converse connosco.
Conte com o nosso apoio neste processo de descoberta.