A palavra rapport tem origem francesa e, de forma livre, significa “criar uma relação” ou “trazer de volta”.
Esta palavra é utilizada para designar um conceito base da psicologia, que consiste na aplicação de diversas técnicas que possibilitam a criação de uma ligação de empatia com outra pessoa.
O rapport é trabalhado de forma frequente em programas de PNL, especialmente para ajudar profissionais da área de vendas. No entanto, este conceito pode ser usado em diversas situações do quotidiano.
Como fornecer ferramentas poderosas para a comunicação?
Sabe aquele sentimento de criar uma ligação quase instantânea com outra pessoa? Esta é uma explicação bastante simplificada do que significa rapport.
Por outras palavras, este conceito é aplicado quando duas ou mais pessoas são capazes de criar empatia entre si, através da compreensão de sentimentos e necessidades.
É importante salientar que o rapport pode ser desenvolvido naturalmente (um bom exemplo é o fato de bocejarmos quando alguém perto de nós também boceja).
Porém é também possível trabalhar técnicas que ajudam a criar esta conexão. É o caso, por exemplo, dos vendedores, que podem beneficiar e impulsionar o negócio com o desenvolvimento de tais habilidades.
Mas o rapport também pode ser muito enriquecedor para quem deseja melhorar a comunicação num relacionamento amoroso, por exemplo.
Isso acontece porque são trabalhados inúmeros elementos dentro deste conceito, nomeadamente:
- Contacto visual
- Postura
- Fisionomia
- Intensidade e timbre da voz
Dicas e técnicas de rapport para melhorar a sua comunicação
Apesar de acontecer, na maioria das vezes, de forma genuína e autêntica, é possível trabalhar técnicas para criar conexão e melhorar a comunicação interpessoal.
Afinal, ter uma boa comunicação abre portas, não só na vida profissional, mas também na vida pessoal.
Por isso, comece a praticar e a incluir as dicas que vou partilhar consigo nas suas relações. São técnicas que parecem simples, mas farão toda a diferença.
1 – Sorrir
Sorrir é a regra de ouro em qualquer situação que deseja desenvolver rapport.
Um sorriso é capaz de “desarmar” qualquer pessoa, mesmo aquelas que ainda não confiam muito em si.
Isto porque ao sorrir, enquanto conversa com outra pessoa, o seu interlocutor sente que está verdadeiramente contente de o ver.
Portanto, seja numa conversa de olhos nos olhos, ou numa reunião online, não hesite em mostrar o seu sorriso.
2 – Tratar o outro pelo nome
É muito prazeroso quando reencontramos alguém que se lembra do nosso nome. Sentimos que aquela pessoa, de facto, se interessou por nós, mesmo que seja por um breve período.
Então, que tal começar a fazer o mesmo daqui por diante? Comece a chamar os colegas de trabalho pelo nome e vai criar um ambiente de trabalho muito melhor.
3 – Seja otimista
Pessoas otimistas emanam leveza e confiança. Isso faz com que seja muito mais simples rodearem-se de pessoas similares.
Seja esta pessoa, ao invés de trazer problemas, proponha soluções. Será muito mais fácil conquistar e cativar quem deseja ter sempre ao seu lado.
4 – Seja paciente e compreensivo
Nenhum ser humano é igual ao outro. Todos temos as nossas individualidades e crenças.
Por vezes, as nossas particularidades colidem com as de outras pessoas. Mas, o segredo é não permitir que as diferenças se transformem em conflito.
Seja paciente, tolerante e saiba ouvir o que os outros têm a dizer. Nunca invalide uma opinião somente porque é diferente da sua.
Esta é a essência da empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro sem julgamentos, mas de forma compreensiva.
Trabalhar o rapport no seu dia a dia é fundamental para criar conexões verdadeiras, confiáveis e produtivas!